A GEOMETRIA tem grande importância na vida da criança, pois é assim que se cria a noção de ESPAÇO. Já a GEOMETRIA ESPACIAL, cria a habilidade de raciocínios lógicos.👍👍
2° ano ensino fundamental
Tema: Espaço e forma
Objetivos: Conhecer os sólidos geométricos e a planificação do Cubo, Cone, Pirâmide e Paralelepípedo. Relacionar as formas obtidas com objetos presentes no cotidiano de cada um.
Objetivos específicos:
· Recortar e montar os sólidos geométricos;
· Explorar os sólidos: Cubo, Paralelepípedo, Pirâmide e Cone;
· Compreender a presença dos sólidos geométricos no nosso dia a dia.
· Confeccionar um cubo.
Conteúdos: Matemática, geometria
Duração: uma aula de 30 a 50 minutos.
Recursos didáticos: Bala de jujuba; palito de dente; data show.
Metodologia: aula expositiva que professor deverá dividir a sala em grupos de 4 pessoas, em seguida distribuirá para cada grupo 4 sólidos para montagem (cubo, pirâmide, paralelepípedo, cone.) Em seguida a professora apresentará aos alunos, modelos de objetos que possam representar a forma geométrica que o grupo montou, por exemplo:
- Paralelepípedo: caixa de sapato, caixa de fósforos; Cone: casquinha de sorvete; Cilindro: rolo de papel higiênico; Esfera: bola de isopor, bola de futebol.
O objetivo é que o aluno tenha o primeiro contato com os modelos das formas apresentadas, para que ele consiga compreender e identificar a presença dos sólidos no seu cotidiano e não só através dos sólidos que eles vão montar em sala, mas entender que o sólido geométrico pode ser encontrado no seu dia a dia.
Segundo momento: Os alunos deverão utilizar os sólidos da aula anterior, especificamente os cubos, para aprenderem os conceitos introdutórios sobre as propriedades dos poliedros, isto é, figuras de 3 dimensões que são formadas por polígonos e possuem arestas, vértices e faces. Após a explicação da professora os alunos deverão conseguir identificar quantas arestas, vértices e faces possuem um cubo, assim como perceber que o Cone não é um Poliedro, pois possui formas arredondadas na sua formação.
Avaliação: A avaliação será através da observação do professor no empenho de cada aluno, se eles participaram do momento da montagem dos sólidos, reconheceram as suas características, se foram capazes de relacionar os sólidos com objetos do cotidiano, assim como conseguiram entender os conceitos de aresta, face e vértice na montagem com as jujubas.
Referências: PAFUME, Rodrigo, M. Portal professor.2019. Acesso em: 21.mai.2021. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=64275>
LUNA, A. O processo de ensino e aprendizagem da geometria: uma experiência com o estudo de área e perímetro. In: GUIMARÃES, G.; BORBA, R. Reflexões sobre o ensino da matemática nos anos iniciais de escolaridade. Recife: SBEM, 2009, p. 73-85.
Nenhum comentário:
Postar um comentário