Jogo: A caixa dos problemas

 A CAIXA DOS PROBLEMAS 

Para uma ideia de atividade temos caixa de problemas,  uma caixinha de madeira, decorada com e.v.a, dentro da caixa tem problemas matemáticos de diferentes níveis. 😊

como usar:  
  1. Coloque problemas no níveis da sua turma;
  2. Passe a caixa pela sala e cada criança escolherá seu papel;
  3. Sozinhas elas vão realizar os problemas;
  4. Durante a execução, o professor passará nas carteiras auxiliando;
A caixa de problemas é um meio lúdico e divertido de incentivas as crianças.🤓😃




Um exemplo de plano de aula seria:

 3° ano ensino fundamental

Tema: Adição e subtração

  • Mas como explicar 
    para as crianças 
    o que é: 


Objetivos: Adaptar-se a resolução de problema, criar autonomia para resolver e interpretar texto no contexto de adição e subtração.

Objetivos específicos:

·         Interpretar texto da resolução de problema;

·         Calcular adição e subtração;

·         Compreender a presença números no nosso dia a dia.

·         Participar da dinâmica.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas com excesso de informações.

ConteúdosMatemática, resolução de problema. 

Duração160 minutos 3 aulas.

Recursos didáticos: Caixa de resolução de problemas; lápis; caderno; lousa; giz;

Habilidades da BNCC: Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.

Metodologia: Aula expositiva, o professor explicará a dinâmica do jogo, caixa dos problemas. Previamente será selecionado exercícios de resoluções de problemas de adição e subtração a partir do conhecimento prévio dos alunos, relacionando-os com o cotidiano.

O objetivo é que o aluno consiga solucionar problemas de forma autônoma, compreenda o texto e o relacione com as operações matemáticas. É importante que o aluno assimile ao cotidiano, pois a adição e subtração é usado constantemente pelo aluno, com outras formas, não somente a operação montada. Ex: 

Segundo momento: Cada aluno irá retirar um exercício da caixa, copiar no caderno e solucionar, o professor deverá passar nas mesas auxiliando os alunos, dando significado e métodos para solucionar, ao finalizar, o professor fará com os alunos todos os exercícios na lousa.

Avaliação: A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno conseguiu interpretar, resolver e elaborar problemas matemáticos de adição e de subtração utilizando estratégias pessoais. É necessário, nessa aula, que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

Referências: 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1999.

ONUCHIC, Lourdes Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

COLABORADOORES: Geovana Ruiz De Andrade
Martha Pio
Maísa Augusta Vaz da Silva

Palavras chave: Adição; subtração; resolução; problemas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Esse blog foi criado pela turma de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrad...