A CAIXA DOS PROBLEMAS
- Coloque problemas no níveis da sua turma;
- Passe a caixa pela sala e cada criança escolherá seu papel;
- Sozinhas elas vão realizar os problemas;
- Durante a execução, o professor passará nas carteiras auxiliando;
Um exemplo de plano de aula seria:
3° ano ensino fundamental
Tema: Adição e subtração
- Mas como explicar
para as crianças
o que é:
Objetivos: Adaptar-se a resolução de problema, criar autonomia para resolver e interpretar texto no contexto de adição e subtração.
Objetivos específicos:
· Interpretar texto da resolução de problema;
· Calcular adição e subtração;
· Compreender a presença números no nosso dia a dia.
· Participar da dinâmica.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas com excesso de informações.
Conteúdos: Matemática, resolução de problema.
Duração: 160 minutos 3 aulas.
Recursos didáticos: Caixa de resolução de problemas; lápis; caderno; lousa; giz;
Habilidades da BNCC: Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.
Metodologia: Aula expositiva, o professor explicará a dinâmica do jogo, caixa dos problemas. Previamente será selecionado exercícios de resoluções de problemas de adição e subtração a partir do conhecimento prévio dos alunos, relacionando-os com o cotidiano.
O objetivo é que o aluno consiga solucionar problemas de forma autônoma, compreenda o texto e o relacione com as operações matemáticas. É importante que o aluno assimile ao cotidiano, pois a adição e subtração é usado constantemente pelo aluno, com outras formas, não somente a operação montada. Ex:
Avaliação: A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno conseguiu interpretar, resolver e elaborar problemas matemáticos de adição e de subtração utilizando estratégias pessoais. É necessário, nessa aula, que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.
Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1999.
ONUCHIC, Lourdes Rosa. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
COLABORADOORES: Geovana Ruiz De Andrade
Martha Pio
Maísa Augusta Vaz da Silva
Palavras chave: Adição; subtração; resolução; problemas;
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