Conteúdo: Multiplicação e divisão
Chamamos o símbolo × de vezes, ou seja, estamos calculando 5 vezes 7. A multiplicação serve para facilitar a notação de adições sucessivas de um número por ele mesmo.
Em uma multiplicação, cada termo recebe um nome:
- Fatores: os números que estamos multiplicando.
- Produto: o resultado da multiplicação.
Exemplo:
Exemplo 1:
Começando com um exemplo mais simples, vamos calcular 21 × 3
Agora realizamos a multiplicação entre as unidades, ou seja, 3 x 1 = 3. O resultado será colocado abaixo do 3.
Agora vamos multiplicar a dezena do primeiro fator com a unidade do segundo fator, ou seja, 2 × 3 = 6, e o resultado será colocado na frente do primeiro resultado.
Então, o produto de 21 × 3 = 63.
Conteúdo: Multiplicação
Público alvo: 5º ano
Objetivo: Resolver problemas com ideias de multiplicação
(EF04MA06) Resolver elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação(adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Metodologia: Resolução de problema
- Etapa 1
O professor apresentará uma situação problema para a turma, distribuindo para cada um deles as imagens a seguir.
Então a professora irá coordenar a discussão, para possibilitar o engajamento de todos e assim ter uma ou mais resoluções, soluções e estratégias.
- Etapa 2
Após a discussão, a professora poderá continuar fazendo questionamentos. Tais como:
- Do que fala o problema?
- O que Luana comprou?
- O que a pergunta pediu?
- Quais resultados tivemos?
E assim os alunos farão anotações em seus cadernos e com base nas argumentações e discussões, responderão a pergunta feita por Luana.
Exemplos de resoluções:
Avaliar o desempenho do estudante durante as atividades, as dificuldades encontradas, as estratégias de raciocínio usadas para desenvolver e concluir ideias e notar suas habilidades e interesses.
- Os termos da divisão
Os nomes dos termos de uma divisão são: dividendo, divisor, quociente e resto. Veja no exemplo a seguir.
A divisão exata é a operação inversa da multiplicação, pois a multiplicação de quociente e divisor tem como resultado o dividendo.
Se uma divisão apresentar resto então ela é classificada como não exata. Por exemplo, a divisão de 37 por 15 não é exata, já que tem resto diferente de 0.
Conteúdo: Divisão
Público alvo: 5º ano
Objetivo:
- Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a divisão e multiplicação de números naturais.
- Compreender a relação das operações de divisão e multiplicação que caracterizam o campo multiplicativo.
- Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.
Habilidades: EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.Metodologia: Resolução de problema
- Etapa 1
- Etapa 2
- Vocês compreenderam os problemas?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
- Existe alguma relação entre as perguntas? Quais?
- Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
- O que podemos concluir após a resolução deste problema?
Avaliação: Avaliar o desempenho do estudante durante as atividades, as dificuldades encontradas, as estratégias de raciocínio usadas para desenvolver e concluir ideias e notar suas habilidades e interesses.
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