Resolvendo problemas que envolvem multiplicação e divisão

 Conteúdo: Multiplicação e divisão


Aprendendo o que é multiplicação

A multiplicação é uma operação que utilizamos para facilitar o calculo da adição sucessiva de um número por ele mesmo. Por exemplo:

5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 35

A adição sucessiva de 5 por ele mesmo 7 vezes pode ser representada de forma mais simples, a saber:

5 × 7 = 35

Chamamos o símbolo × de vezes, ou seja, estamos calculando 5 vezes 7. A multiplicação serve para facilitar a notação de adições sucessivas de um número por ele mesmo.

  
Termos da multiplicação

Em uma multiplicação, cada termo recebe um nome: 

  • Fatores: os números que estamos multiplicando. 
  • Produto: o resultado da multiplicação.

Exemplo:
3 × 7 = 21

3 e 7 → fatores
21 → produto


Como fazer a multiplicação?

Quando o produto da multiplicação não está na tabuada, é necessário utilizar o algoritmo da multiplicação.

Exemplo 1:

Começando com um exemplo mais simples, vamos calcular 21 × 3

Primeiramente montamos o algoritmo, colocando o número com maior quantidade de dígitos primeiro, conforme a demonstração a seguir:


Agora realizamos a multiplicação entre as unidades, ou seja, 3 x 1 = 3. O resultado será colocado abaixo do 3.


Agora vamos multiplicar a dezena do primeiro fator com a unidade do segundo fator, ou seja, 2 × 3 = 6, e o resultado será colocado na frente do primeiro resultado.



Então, o produto de 21 × 3 = 63.


Plano de aula 1

Conteúdo: Multiplicação

Público alvo: 5º ano 

Objetivo: Resolver problemas com  ideias de multiplicação

    Habilidades: (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

    (EF04MA06) Resolver elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação(adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

    Metodologia: Resolução de problema

    • Etapa 1

    O professor apresentará uma situação problema para a turma, distribuindo para cada um deles as imagens a seguir. 

    Então a professora irá coordenar a discussão, para possibilitar o engajamento de todos e assim ter uma ou mais resoluções, soluções e estratégias.

    • Etapa 2 

    Após a discussão, a professora poderá continuar fazendo questionamentos. Tais como: 

    • Do que fala o problema?
    • O que Luana comprou?
    • O que a pergunta pediu?
    • Quais resultados tivemos?

    E assim os alunos farão anotações em seus cadernos e com base nas argumentações e discussões, responderão a pergunta feita por Luana.

    Exemplos de resoluções:

    Avaliar o desempenho do estudante durante as atividades, as dificuldades encontradas, as estratégias de raciocínio usadas para desenvolver e concluir ideias e notar suas habilidades e interesses.

    Aprendendo o que é divisão

    A divisão é operação matemática utilizada para descobrir como separar uma quantidade em partes, ou seja, “fracionar” algo.

    Por exemplo, podemos indicar uma divisão simples da seguinte forma:

     
    • Os termos da divisão

    Os nomes dos termos de uma divisão são: dividendo, divisor, quociente e resto. Veja no exemplo a seguir.


    Sendo assim, podemos escrever a conta de divisão da seguinte forma:


    Observe que na divisão de 14 por 2 obtemos uma divisão exata, pois não existe resto.

    A divisão exata é a operação inversa da multiplicação, pois a multiplicação de quociente e divisor tem como resultado o dividendo.

    quociente x divisor = dividendo

    7 x 2 = 14

    Se uma divisão apresentar resto então ela é classificada como não exata. Por exemplo, a divisão de 37 por 15 não é exata, já que tem resto diferente de 0.



    Dessa forma, podemos relacionar os termos da divisão assim:

    quociente x divisor + resto = dividendo

    2 x 15 + 7 = 37



    Plano de aula 2

    Conteúdo: Divisão

    Público alvo: 5º ano 

    Objetivo:

    • Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a divisão e multiplicação de números naturais.
    • Compreender a relação das operações de divisão e multiplicação que caracterizam o campo multiplicativo.
    • Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.

      Habilidades: EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

      EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

      Metodologia: Resolução de problema

      • Etapa 1
      Será apresentado duas situações problema, para que os alunos discutam e tentem chegar a certas conclusões, como o exemplo das imagens a baixo.


      • Etapa 2
      A partir das discussões a professora irá complementar com as seguintes questões, fazendo com que os alunos reflitam e cheguem a melhores conclusões, anotando no caderno os resultados obtidos.
      • Vocês compreenderam os problemas? 
      • Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
      • Existe alguma relação entre as perguntas? Quais?
      • Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
      • O que podemos concluir após a resolução deste problema?

      Observação: Os alunos deverão ser estimulados a responderem as perguntas, para observarem a relação entre a divisão e multiplicação como operações interligadas que caracterizam o campo multiplicativo, observando e compreendendo a aplicabilidade das mesmas como estratégias na resolução de situações problemas.

      Ao propor a situação problema aos alunos, os mesmos serão estimulados para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. É importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.


      Levando-os a chegar na seguinte conclusão:


      Avaliação: Avaliar o desempenho do estudante durante as atividades, as dificuldades encontradas, as estratégias de raciocínio usadas para desenvolver e concluir ideias e notar suas habilidades e interesses.


      Vídeos complementares









      Realizado por: Beatriz Padilha, Daniela Lumi, Gabriela Meneguel, Gabriella Batista, Isabela Baraldi e Lorena Mendes.



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