Público alvo:
Desde a antiguidade, acreditava-se que o jogo era um meio de aprendizagem. Platão dizia que “aprender brincando” era importante e deveria ser ressaltado. Os docentes reconhecem que existe uma carência de atividades lúdicas de aprendizagem. Os jogos são instrumentos pedagógicos para favorecer a aprendizagem do ensino da matemática. Os PCNs ainda ressaltam que ”Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permite que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégia de resolução e busca de soluções” (BRASIL, 1998, p.46).
Habilidades da BNCC:
(EF02MA05) - Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
(EF04MA03) - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA04) - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
(EF05MA08) - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos:
Utilizar o pensamento matemático para resolver as 4 operações.
Trazer confiança em suas próprias estratégias e capacidade para resolver as situações problema.
Desafiar os alunos com os jogos que trabalham de forma lúdica.
Vídeo - Situação problema com subtração para crianças: https://www.youtube.com/watch?v=9zGrDtvrVKk&feature=youtu.be&ab_channel=M.ClaudiaRodrigues
Vídeo - Problemas de matemática para crianças: https://www.youtube.com/watch?v=e8wLOkm24ps&feature=youtu.be&ab_channel=SmileandLearn-Portugu%C3%AAs
PACMAN MATEMÁTICO DE 3 OPERAÇÕES
Disponível: https://www.cokitos.pt/adicao-e-subtracao-de-inverno/play/
O objetivo principal do jogo é ir atrás dos resultados corretos, além de comer todas as bolinhas do labirinto sem ser atingido pelos fantasmas. Quando o jogador acerta as questões e come todas as bolinhas, o jogador passa de fase. O próximo nível é mais complicado e o desafio só vai aumentando.
É possível selecionar qual ou quais operações o jogo será formado (adição, subtração ou multiplicação)
CORRIDA DA DIVISÃO
Disponível: https://www.cokitos.pt/carreira-de-divisao/play/
Seu objetivo é que o aluno calcule divisões mentalmente, identificando as divisões exatas e as não exatas. O jogo estimula o raciocínio rápido e permite que os alunos possam competir com outros participantes online enquanto praticam seus conhecimentos de divisão.
BARALHO DA TABUADA
Essa atividade pode ser trabalhada em sala de aula com pequenos grupos ou feita em casa com a ajuda dos responsáveis. É necessário imprimir ou escrever com caneta o conteúdo das cartas (Exemplo: 3x2 – 7x8 – 6 – 56)
Materiais necessários:
Cartolina colorida (2 cores) uma cor para as contas e outra cor para as cartas com as respostas.
Tesoura para recortar as cartas
Regras:
1. Entregue as fichas das respostas e as fichas com as contas ficam na mesa.
2. Vire uma ficha de cada vez e se a resposta combinar com a carta que você tem, já vai contando pontos.
3. Quem acabar com as cartas primeiro, ganha o jogo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário