Adição e subtração
Olá Pessoal! Bem-vindos ao nosso blog. As atividades desse roteiro são recomendadas para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos (de acordo com a BNCC):
· (EF01MA07) - Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).
· (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Como iremos trabalhar com adição e subtração, nada melhor do que saber o que é, certo? Então vamos lá.
Adição
é uma das operações básicas da aritmética. Na sua forma mais simples, a adição combina dois números em um único número, denominado soma, total ou resultado. Adicionar mais números corresponde a repetir a operação. Por extensão, a adição de zero, um ou uma quantidade infinita de números pode ser definida.
Subtração
é uma operação matemática que indica quanto é um valor numérico se dele for removido outro valor numérico, em outras palavras, uma quantidade é retirada de outra, e o valor restante é o resultado dessa operação. Uma subtração é representada por: a - b = c.
Para ajudar nesse processo, utilizaremos a metodologia de jogos que podem auxiliar você, professor, nessa aula.
Etapas (passo a passo):
Inicialmente, o (a) professor (a) irá explicar o que é adição e subtração, utilizando objetos, brinquedos, ou até mesmo os dedos para exemplificar. Depois que os alunos tiverem compreendido melhor, apresentar um vídeo no Youtube que mostra alguns problemas de adição e subtração de maneira lúdica (https://youtu.be/e8wLOkm24ps).
e pausar o vídeo toda vez que tiver alguma conta, assim o professor (a) e pode fazer junto com os alunos. Após esse momento, colocar algumas questões na lousa para juntos exercitarem mais. Depois, os alunos brincarão com um quebra cabeça de adição e subtração, que possui a conta de um lado e o resultado de outro (foto da fichinha). Esse jogo pode ser feito com a turma toda, colocando os alunos em uma roda, para eles realizarem as contas e procurarem pelo resultado correto, montando o quebra-cabeça. Quando os alunos estiverem demonstrando maior segurança e propriedade sobre o tema, é possível oferecer um outro tipo de jogo, aumentando um pouco o grau de dificuldade. Nesse jogo, tem uma tabelinha com o número do dado de um lado e do outro, algumas questões para os alunos. Quando cair o numero 1, ele olhará a coluna do 1 e assim por diante. A turma pode ser dividida em duplas ou grupinhos.
Avaliação:
Como sugestão para avaliação, sugerimos que durante as atividades o (a) professor (a) faça observações e anotações sobre o desenvolvimento dos alunos, descrevendo se o aluno demonstrou compreender o tema, se atingiu os objetivos esperados, se está abaixo ou acima das expectativas de aprendizagem propostas. E a partir das observações, é possível analisar e refletir sobre o que ainda precisa ser trabalhado e quais são as dificuldades dos alunos. Esse tipo de avaliação possibilita que o professor planeje as próximas atividades de acordo com as necessidades dos alunos diante de determinado tema.
Realizado por Brenda Nadine dos Santos, Bruna Martielo Travassos, Mileidy Lúcia Trovelli e Rute Lopes Xavier Canaver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário