Geometria Plana e as Tecnologias Digitais

 



Olá, esse roteiro é destinado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e pode ser utilizado nas aulas online!!

Objetivos:

  • Reconhecer as figuras geométricas planas.
  • Manipular as formas geométricas com o uso do Tangram.
  • Relacionar a geometria com objetos do cotidiano.

Na primeira etapa da aula será utilizado a ferramenta FlashCards para ver o conhecimento prévio das crianças sobre geometria plana. 


Mas afinal o que é geometria plana?

A geometria plana também pode ser chamada de geometria euclidiana representando uma homenagem ao geômetra Euclides de Alexandria, considerado o “pai da geometria”.

O termo geometria é formado pela união das palavras “geo” (terra) e “metria” (medida); assim, a palavra significa a "medida de terra" e estuda as figuras que não possuem volume.

Veja as figuras no vídeo a seguir:


A partir do vídeo usar a plataforma Mentimenter com a chuva de palavras, perguntando dos objetos que temos no nosso cotidiano que possui forma do quadrado, retângulo, círculo.

Acesse www.menti.com e use o código: 6778331


Tangram:



tangram é um jogo chinês com figuras geométricas planas e podemos montar várias figuras. Confira a história do tangram abaixo:


Para aprender se divertindo acesse o site abaixo e confeccione figuras com as partes do tangram.


Agora é a sua vez!!

Veja esse vídeo do passo a passo de como fazer o Tangram:


Atenção: Você vai precisar de uma folha de papel (sulfite, cartolina, folha de caderno), régua, caneta ou lápis, tesoura.

Avaliação: utilizar o flashcard para reconhecer o conhecimento prévio dos alunos avaliando diagnosticamente. E como avaliação final, propor que eles utilizem da criatividade e gravar um vídeo explicando sobre as figuras geométricas. 

Atenção!!! 

O vídeo pode ser da maneira que você desejar, você pode utilizar recortes e colagens, desenhar, e ir explicando o que você aprendeu do nosso conteúdo! Pode aparecer no vídeo ou só apresentar a voz! Utilize a criatividade que tem dentro de você!


Realizado por Gabriella Rocha, Leticia Marchesan e Thachila Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Esse blog foi criado pela turma de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrad...