Gráficos e Tabelas
Olá Pessoal! Bem-vindos ao nosso blog. Nesse roteiro com essa atividade, é recomendado para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos (de acordo com a BNCC):
· (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
· (EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
Vamos trabalhar com gráficos e tabelas. Que tal descobrir o que são e para que servem?
Gráficos
É uma representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Os gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma simples e rápida. Além disso, eles podem ser usados de diversas formas e em diferentes áreas do conhecimento.
Os elementos usados em um gráfico são: titulo (para apresentar de forma clara o tema), legenda (para identificar e expor informações) e fontes de pesquisas (sites, revistas, jornais, artigos, etc.).
Os tipos de gráficos mais usados são os GRÁFICOS DE BARRAS, GRÁFICOS DE LINHAS e OS GRÁFICOS DE SETORES.
Tabelas
Uma tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos ou escritos, expostos em colunas e linhas, para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida.
- Devem conter informações claras, concisas, simples e objetivas; de preferência em uma única pagina.
- Possui os seguintes elementos: Título (indica o conteúdo apresentado), Corpo (linhas e colunas em series verticais e horizontais contendo as informações), Fonte (entidades responsáveis pelas informações contidas na tabela).
Para ajudar nesse processo, utilizaremos a metodologia de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que podem auxiliar você, professor, nessa aula.
Etapas (passo a passo):
Inicialmente, o (a) professor (a) irá explicar o que são os gráficos e tabelas e para que servem, mostrando imagens para melhorar demonstração. Em seguida, utilizará o aplicativo “Kahoot” para fazer uma atividade com os alunos.
Nessa plataforma o (a) professor (a) pode criar a atividade que deseja, com perguntas “verdadeiro/falso” e com quiz. Adicionar algumas questões sobre qualquer assunto, por exemplo brinquedos, e depois quando os alunos acabarem de responder ela usará as respostas dos alunos para criar um gráfico com eles.
Uma outra forma divertida, onde as crianças podem brincar e aprender ao mesmo tempo é por essa ferramenta: https://www.matific.com/bra/pt-br/home/maths-activities/episode/coloque-no-gr%C3%A1fico-e-solte-gr%C3%A1fico-de-barras-de-quatro-colunas/ . A professora professora poderá brincar com os alunos, utilizando o conteúdo em pauta.
Avaliação: Como sugestão para avaliação, sugerimos que o (a) professor (a) avalie de forma diagnóstica, sendo assim será possível identificar as dificuldades específicas de cada aluno na assimilação do conteúdo, o professor irá avaliar os alunos tendo como base os conhecimentos prévios dos mesmos, após responderem o questionário.
Realizado por Brenda Nadine dos Santos, Bruna Martielo Travassos, Mileidy Lúcia Trovelli e Rute Lopes Xavier Canaver.
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