Jogos na Multiplicação e Divisão

 

Olá, esse roteiro de aula é recomendado para alunos de 3º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos:

  • Resolver e elaborar problemas ao multiplicar e dividir os números;
  • Compreender a usar a multiplicação e a divisão para a resolução dos problemas; 
  • Estimular o cálculo mental da multiplicação e divisão.
MULTIPLICAÇÃO
Mas afinal o que é Multiplicação?


A multiplicação é adicionar parcelas iguais, simplificar a adição e encontrar o todo.

3x5=15 equivale a somar o número 3 em 5 vezes, ou seja, 3+3+3+3+3=15




Vamos ver na pratica?

Para compreender a multiplicação podemos consultar ou lembrar das tabuadas.


Vamos cantar!!


 

Nessa imagem abaixo temos os termos da multiplicação:

Roleta da multiplicação:

Para jogar esse jogo precisamos de dois participantes, o primeiro jogador vai girar as roletas e resolver a multiplicação dos números sorteados (podendo resolver mentalmente, com o uso de uma folha ou no modo de agrupar elementos. O próximo passo é procurar a resposta no quadro e marcar com o circulo de EVA. Caso o aluno errar o resultado e marcar errado no quadro deve ficar sem jogar uma rodada. O jogador que acabar com todos os círculos primeiro é o vencedor.

👉Atenção!! 

As duas roletas podem ser produzidas com CD velho, papel sulfite pintado e escrito a mão, os ponteiros e o sinal de multiplicação com cartolina – coladas em um pedaço de papelão encapado de cartolina. O quadro de respostas pode ser feito com cartolinas verde e branca, escrevendo os resultados com caneta e os círculos podem ser feitos de EVA, cartolina ou utilizar tampinhas de garrafas.

A continuação dessa aula traz o tema da divisão, então vamos aprender um pouquinho sobre:


DIVISÃO:

A divisão é a operação que serve para repartir uma quantidade em partes iguais.


Algoritmo de Euclides afirma que o dividendo é igual ao divisor multiplicado com o quociente adicionado ao resto, em outras palavras:

dividendo = divisor · quociente + resto

Ideia de partição: ao repartir 120 🍬 para 24 crianças. Quantas balas cada um vai receber?
-Se possível fazer essa ideia na sala, é necessário um pacote de balas de 600g e ir dividindo com as crianças.


Ideia de medição: Quantas vezes o 2 cabe dentro do 8?
-Aqui dá para utilizar o sistema de agrupamento, desenhe na lousa 8 lápis, pedir que um aluno vá a lousa e coloque dois lápis dele no que está desenhado na lousa e ir chamando mais alunos até completar os 8.



 Como montar uma divisão? Quais são seus termos?

 


Atividade da divisão

Nessa atividade os alunos precisam relacionar a divisão com o seu resultado. Essas continhas de divisão são referentes ao jogo da multiplicação. Cada criança vai ter a sua folha e depois vai trocar com algum colega para corrigir. A resolução pode ser feita através da ideia de medição ou armar a continha em uma folha.

📌Observação: faça você mesmo, é só pegar uma folha sulfite, régua e montar as contas de um lado e os resultados misturados no outro lado. Você pode colocar tachas e usar elástico para as crianças ligarem os pontos.



📑Avaliação:

Pode ser feita uma avaliação formativa com a utilização do jogo como instrumento avaliativo podendo analisar se os conteúdos foram assimilados e, assim sistematizar os conteúdos, proporcionando uma avaliação prazerosa, descontraída e motivadora. E utilizar a atividade de divisão, uma forma das crianças se auto avaliarem, avaliando os colegas.




Realizado por Gabriella Rocha, Leticia Marchesan e Thachila Camila.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Esse blog foi criado pela turma de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sagrad...