Olá, esse roteiro de aula é recomendado para alunos de 3º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos:
- Resolver e elaborar problemas ao multiplicar e dividir os números;
- Compreender a usar a multiplicação e a divisão para a resolução dos problemas;
- Estimular o cálculo mental da multiplicação e divisão.
A multiplicação é adicionar parcelas iguais, simplificar a adição e encontrar o todo.
3x5=15 equivale a somar o número 3 em 5 vezes, ou seja, 3+3+3+3+3=15
Vamos ver na pratica?
Para compreender a multiplicação podemos consultar ou lembrar das tabuadas.
Nessa imagem abaixo temos os termos da multiplicação:
Roleta da multiplicação:
Para jogar esse jogo precisamos de dois participantes, o primeiro jogador vai girar as roletas e resolver a multiplicação dos números sorteados (podendo resolver mentalmente, com o uso de uma folha ou no modo de agrupar elementos. O próximo passo é procurar a resposta no quadro e marcar com o circulo de EVA. Caso o aluno errar o resultado e marcar errado no quadro deve ficar sem jogar uma rodada. O jogador que acabar com todos os círculos primeiro é o vencedor.
👉Atenção!!
A continuação dessa aula traz o tema da divisão, então vamos aprender um pouquinho sobre:
A divisão é a operação que serve para repartir uma quantidade em partes iguais.
dividendo = divisor · quociente + resto
Ideia de partição: ao repartir 120 🍬 para 24 crianças. Quantas balas cada um vai receber?
-Se possível fazer essa ideia na sala, é necessário um pacote de balas de 600g e ir dividindo com as crianças.
Atividade da divisão
Nessa atividade os alunos precisam relacionar a divisão com o seu resultado. Essas continhas de divisão são referentes ao jogo da multiplicação. Cada criança vai ter a sua folha e depois vai trocar com algum colega para corrigir. A resolução pode ser feita através da ideia de medição ou armar a continha em uma folha.
📌Observação: faça você mesmo, é só pegar uma folha sulfite, régua e montar as contas de um lado e os resultados misturados no outro lado. Você pode colocar tachas e usar elástico para as crianças ligarem os pontos.
📑Avaliação:
Realizado por Gabriella Rocha, Leticia Marchesan e Thachila Camila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário