Adição e Subtração - Brincar e Aprender

 



Adição e Subtração

Ano: 1º ano do ensino fundamental. 

Vale destacar que apesar da sugestão de atividade, esse conteúdo pode ser retomado e adaptado durante o 2º ano do ensino fundamental.

Objetivos:

✔ Desenvolver o pensamento numérico

✔ Relacionar quantidade e número

✔ Compreender o conceito de subtração e adição

✔ Reconhecer que a subtração é oposta da adição

✔ Reconhecer terminologias que retratam a adição (juntar, agrupar, acrescentar)

HABILIDADES: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

O que é Subtração?


subtração é uma das quatro operações básicas da matemática. É uma operação matemática que, com a adição, multiplicação e divisão, é considerada básica.

Essa operação é essencial e no cotidiano, por exemplo, utilizamos essa operação para calcular a diferença entre idades, valores, quantidades, entre outros, e é considerada a inversão da adição.

Calcular a subtração entre dois números é diminuir uma certa quantia de outra já existente.

Por exemplo: Se havia 7 maçãs na fruteira e 3 foram consumidas, a quantidade de maçãs que restam é a diferença entre 7 e 3. Utilizamos o símbolo – (lê-se: menos) entre os números para representar a subtração, por exemplo, 7 – 3 (lê-se: sete menos três).

Entendemos que a subtração é a operação inversa da adição. Quando dizemos que o resultado de 7 – 3 = 4, queremos dizer que a diferença entre 7 e 3 é 4 e que 3 + 4 = 7.

Para contas mais simples, é possível calcular a subtração de forma direta. Exemplos:

● 9 – 7 = 2, pois 2 + 7 = 9

● 12 – 4 = 8, pois 4 + 8 = 12

● 17 – 10 = 7, pois 10 + 7 = 17

Explore a relação de oposição entre adição e subtração e evidencie, inclusive, que essa oposição pode ser considerada como uma prova de que a conta foi feita de modo correto.

E quando os números são maiores, para encontrar a diferença entre eles, é comum recorrermos ao algoritmo de subtração.

Algoritmo da subtração

Para encontrarmos a diferença entre dois números maiores, recorremos ao valor posicional dos números, ou seja, vamos subtrair unidade com unidade, dezena com dezena, centena com centena, e assim sucessivamente.

Para aprender a utilizar o algoritmo de subtração, vamos calcular o resultado da subtração 95 – 12. Primeiro montaremos o algoritmo escrevendo o número de maior valor (minuendo) em cima, e o de menor valor (subtraendo), embaixo.

Exemplo 1:



Exemplo 2:

Agora calcularemos a diferença entre as unidades, e posteriormente, entre as dezenas:          5 – 2 = 3
9 – 1 = 8

Então, temos: 95 -12 = 83



O que é Adição?

adição é uma operação matemática que está associada com a ideia de agrupar elementos. Com essa operação, podemos resolver diversos problemas do nosso cotidiano, mas para que isso seja possível, antes é necessário compreender como realizar essa operação e entender também algumas de suas propriedades. Para indicar uma adição, utilizamos o símbolo (+). Estimule no uso de terminologias que denotem a operação da adição.



“Existem diversas ferramentas que podem ajudar a transformar o aprendizado em diversão para uma melhor fixação dos conceitos”


Imagine dois amigos brincando de bolinhas de gude. Um com bolinhas azuis e outro com bolinhas verdes. Para determinar a quantidade total de bolinhas de gude, é necessário fazer a operação (+), ou seja, somar, agrupar, juntar.




A adição possui algumas propriedades que auxiliam na resolução de alguns problemas. São elas:
  • Propriedade 1: Na operação de adição, o número zero é conhecido como elemento neutro, ou seja, ao realizar a adição entre qualquer número e o número zero, o resultado será o próprio número. Veja:
0 + 0 = 3

0 + 9 = 9
  • Propriedade 2: A adição é comutativa, ou seja, podemos alterar a ordem das parcelas e o resultado ainda será o mesmo. Veja:
3 + 6 = 9

6 + 3 = 9

  • Propriedade 3: A operação de adição também é associativa, o que significa que podemos somar as parcelas de uma adição de diferentes maneiras que o resultado não se altera. Veja:

(4 + 6) + 3

10 + 3

13
Agora realizando a adição em uma ordem diferente, o resultado não se altera.

4 + (6 + 3)

4 + 9

13

Portanto: (4 + 6) + 3 = 4 + (6 + 3) = 13.





O uso de materiais manipulativos

1. Demonstre o funcionamento da soma através de objetos

As crianças respondem bem às ferramentas visuais que ajudam na compreensão de conceitos. Qualquer objeto serve, grãos de feijão, dados, bolas de gude, lápis, etc. Experimente didáticas que sejam intuitivas e façam sentido e sejam prazerosas para elas.

O lúdico no ensino da matemática ajuda a desenvolver o interesse de cada um tornando-os capazes de compreender com clareza as atividades e trabalhos aplicados na escola, deixando de existir diferenças entre alunos em relação ao aprendizado. Todos têm a capacidade de aprender, de uma maneira totalmente interessante para sua idade (Oliverio).

   
Fonte: wikiHow                                                                         


2. Ensine as crianças a pular a contagem dos números.

Aprender a contar de dois em dois, de cinco em cinco, e assim por diante, as ajudará a compreenderem as relações entre os números.




Vídeo Aula - Matemática - Adição e subtração em situação-problema, vamos resolver?

Ref.: Ana Paula Gugelmin Damião - Professora de Matemática (1º. ano EF - CMSP)




ATIVIDADE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO - JOGO DA MEMÓRIA

Público-alvo: 1º e 2º ano

Metodologia: Tecnologias digitais

Objetivos:

● Trabalhar a memória das crianças.

● Observar quais as dificuldades das crianças em resolver questões matemáticas.

PASSO A PASSO
:

● Sozinho ou com o auxílio de um adulto (pais e professores), a criança irá abrir o jogo da memória com o uso de um computador.

● O jogo começa com as figuras completamente viradas, onde o aluno terá que clicar nelas para ver qual conta irá aparecer. Ex: 3+3. Em seguida o aluno terá que virar outra figura, para encontrar o resultado da conta, caso ele encontre o resultado correto, as figuras ficam viradas para frente, caso contrário, as figuras são viradas novamente e o jogo continua.

Avaliação: Será feita por meio da quantidade de erros e acertos de cada criança.




(Ler QR Corde – aponte a câmera do seu celular





















Referências:

DAMIÃO. Ana Paula Gugelmin. Adição e subtração em situação-problema, vamos resolver? CMSP. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Rsyu5pc2scE>19.06.21. Acesso em 05.06.21.

ESCOLA KIDS. Adição. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/operacao-da-adicao.htm. Acesso em 05.06.21.

ORIANI. Angélica Pall. Conceito de subtração e adição: Acesso em: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/conceito-de-subtracao/>. Jun.2019. Instituto Claro. Acesso em 05.06.21.

ORIANI. Angélica Pall. Conceito de adição. Acesso em: <https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/conceito-de-adicao/>. jun.2019. Instituto Claro. Acesso em 05.06.21.

OLIVERIO. Juliana Bortolucci. O ensino da Matemática através do lúdico na Educação Infantil. Disponível em:< https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/o-ensino-matematica-atraves-ludico-na-educacao-infantil.htm>. Acesso em 05.06.21.

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